Como exercer a misericórdia?

A A
Reflexão de Dom Odilo Pedro Scherer, a partir do Evangelho de São Mateus (25, 31-46 )
Publicado em: 29/07/2016 - 18:00
Créditos: Redação com Padre Robson Caramano

Na quinta-feira, (29) Dom Odilo Pedro Scherer,arcebispo metropolitano  realizou a  catequese sobre "Como exercer a misericódia" e presidiu  missa na Paróquia Santo Alberto, durante a  programação da Jornada Mundial da Juventude - JMJ Cracóvia 2016. Diversos jovens brasileiros participaram do  momento celebrativo.

COMO EXERCER A MISERICÓRDIA Reflexão de Dom Odilo Pedro Scherer, a partir do Evangelho de São Mateus (25, 31-46 )

Para exercer a misericórdia é preciso:

Que nossos olhos sejam misericordiosos. Olhar para os outros sem pré-julgamentos. Que nossos ouvidos sejam misericordiosos. Ouvir os outros. Ouvir os clamores, os gemidos dos doentes, moribundos. Não ser indiferentes aos clamores dos mais pobres.

Que nossa língua seja misericordiosa. Educar-se para não falar mal do próximo. Que nossa língua seja para pronunciar uma palavra boa.Que nossas mãos sejam misericordiosas. Mãos que se abrem. Mãos que não estão fechadas para o acolhimento. Abertas para generosidade. Sem egoísmos.

Que nossos pés sejam misericordiosos. Sair da zona de conforto para decidirmos ir ao encontro das pessoas que estão precisadas de esperança, conforto. Que nosso coração seja misericordioso. Coração é o simbolo da vida. Se a misericórdia não acontece no coração ela não tem vida. Misericórdia é sinal da vida. Onde ela está a morte reina através da violência, da indiferença.

Seremos julgados pelas obras de misericórdia. Se as praticamos teremos a salvação. De outra forma não obteremos a eternidade. As obras apontadas no Evangelho de Mateus são para todos. E é nesta perspectiva que o Ano Jubilar quer nos levar ao cerne da Misericórdia. Levar-nos a experimentar a presença do Senhor a nos fortalecer a cada momento para sermos misericordiosos, como o PaiNada em nossa vida pessoal e eclesial deveria ser contrario a misericórdia. Precisaríamos ser ativos. Todo misericórdia:na forma de servir, de falar, de pregar. Sermos ministros da reconciliação

O caminho da vida cristã passa pelo perdão. E é este caminho que o Ano Santo da Misericórdia quer nos ajudar a trilhar. Por tanto, vê-se a necessidade de amar e perdoar aqueles que menos se parecem com Jesus, afinal, são eles a face sofredora do Cristo. Como vemos em Mateus 25.

Exercer as obras de misericórdia corporais e espirituais. Eis o caminho a se trilhar para que fazer a Misericórdia acontecer nos dias de hoje.

 

(Nota e transcrição: Padre Robson Caramano)