Colóquio com os candidatos à Prefeitura de São Paulo

A A
Promovido pela Arquidiocese de São Paulo, o evento aconteceu na manhã da terça-feira (20), no auditório do Centro Universitário São Camilo, no Ipiranga,
Publicado em: 20/09/2016 - 16:15
Créditos: Redação

A Arquidiocese de São Paulo realizou na manhã da terça-feira (20), no auditório do Centro Universitário São Camilo, no Ipiranga, o evento “Diálogos com a cidade” - Colóquio com os candidatos à Prefeitura de São Paulo. É a segunda vez que o encontro com candidatos é realizado - o primeiro aconteceu nas eleições municipais 2012. Tendo como público alvo os padres e diáconos que atuam especialmente nas pouco mais de 300 igrejas da Arquidiocese de São Paulo.

Neste ano, o Cardeal Odilo Pedro Scherer - arcebispo metropolitano de São Paulo - estendeu o convite para as outras três dioceses que estão no território da cidade de São Paulo (Santo Amaro, Campo Limpo e São Miguel Paulista). Também foi envolvida a Diocese de Osasco, que tem seis paróquias na capital paulista. 

Foram convidados para o diálogo os cinco candidatos melhor posicionados nas últimas pesquisas de intenção de votos para a Prefeitura de São Paulo: Celso Russomano (PRB) Marta Suplicy (PMDB) João Doria (PSDB) Luiza Erundina (PSOL) e Fernando Haddad (PT). A candidata do PSOL Luiza Erundina, que ainda é deputada federal, teve que acompanhar uma votação em Brasília e não pode comparecer ao colóquio, mas mandou um email justificando a ausência. Já o candidato do PSDB, João Dória, não compareceu ao evento e não enviou justificativa.

Dom Odilo Pedro Scherer fez a abertura do evento, destacando que “governar a cidade são Paulo certamente é uma grande honra, mas também um grande desafio e uma imensa tarefa, onde existe uma grande variedade de público, demandas e necessidades”. E completou- “ Nós estamos aqui representando um grupo que vive na cidade, de religiosos da Igreja Católica, que possuem um contato muito próximo com a população, nas mais diversas realidades e dimensões, seja no saneamento básico, na moradia, da educação, da saúde, segurança, transporte, conhecedores de tantas necessidades que o povo tem”

Dinâmica do Colóquio

 

Cada candidato teve o tempo de seis minutos para fazer sua apresentação, bem como descrever suas principais propostas e programa de governo.  A candidata do PMDB, Marta Suplicy foi a primeira a falar, e participou apenas da primeira parte do colóquio, pois teve que se ausentar da segunda etapa para atender compromissos da campanha.

A senadora afirmou que em seu mandato priorizará a saúde com a contratação de 2 mil médicos, com enfoque no programa de saúde da família. Na Educação investirá na qualificação de professores e dar continuidade a continuação dos CEUs (Centro Educacional Unificado). E na habitação a candidata promete trabalhar na reurbanização da cidade.

O candidato do PRB, Celso Russomano fez duras críticas a atual gestão municipal, afirmando que os serviços públicos não funcionam na cidade. Prometeu também investir em saúde, dedicando –se a informatizar a logística dos serviços de saúde. Também declarou que se for eleito todos os serviços públicos funcionarão com a qualidade ISSO 9001.

O Prefeito Fernando Haddad, candidato à reeleição, falou sobre a sua atual gestão, destacando as 100 mil novas matrículas em educação infantil. A construção de 2 hospitais na Brasilândia e em Parelheiros. Sobre mobilidade urbana o Prefeito destacou a construção de ciclovias, corredores e faixas exclusivas de ônibus.

Durante o colóquio, os candidatos Russomano e Haddad apresentaram aos bispos, padres e diáconos os principais pontos do programa de governo proposto e responderam a 10 perguntas de padres previamente selecionados, e que foram elaboradas a partir da experiência pastoral da Igreja na cidade de São Paulo.

Os dez temas escolhidos  para as questões estão vinculados às ações da Igreja: Parcerias entre poder municipal e organizações ligadas à Igreja; Pessoa Idosa; Migrantes; Saúde/Saneamento Básico; Moradia e qualidade de vida; Criança e Adolescente/Juventude; População de Rua; Dependentes Químicos; Educação/Estado Laico; Preocupações com a periferia; Revitalização do centro; Mobilidade urbana; Violência urbana/mortalidade juvenil negra; Regularização das áreas urbanas/templos; Criação e gestão de áreas verdes.

Ao final do evento, Cardeal Scherer fez sua avaliação - "O colóquio foi bom. O único senão foi o não comparecimento de alguns candidatos por motivos que nós podemos compreender. Porém, teria sido melhor se todos os cinco candidatos mais bem colocados nas pesquisas tivessem presentes. As questões colocadas eram muito pertinentes e cada candidato tentou dar as suas respostas. Penso que o colóquio foi de um bom nível”, encerrou.

A arquidiocese transmitiu o evento ao vivo no portal www.ArquiSP.org.br.

 

 

 

 

Assista aqui - 1º Bloco

:

2º Bloco

Leia mais na edição 3120 do Jornal O SÃO PAULO desta semana.