CNBB inicia a 55º Assembleia Geral da CNBB

A CNBB iniciou na manhã desta quarta-feira, 26, a 55ª Assembleia Geral da CNBB
Publicado em: 26/04/2017 - 16:45
Créditos: Redação com CNBB Nacional

A CNBB iniciou na manhã desta quarta-feira, 26, a 55ª Assembleia Geral. O encontro anual do episcopado nacional acontece em Aparecida (SP), até o dia 5 de maio, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

A iniciação à vida cristã é o tema central desta assembleia, que também abordará outras questões importantes para a vida e missão da Igreja do Brasil.

A abertura foi marcada por uma missa presidida pelo arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Durante a homília, o cardeal enfatizou a importância da oração para a promoção da paz e pediu orações pelos bispos e pela assembleia. “Os nossos esforços em favor da unidade, da justiça e da paz, no Brasil e no mundo, devem ser acompanhados de oração, de muita oração, e da escuta da Palavra para poder discernir os passos a serem dados e ter a força para percorrer o caminho a seguir”.

Ao falar sobre os inúmeros os desafios para a missão da Igreja, Dom Sergio comentou que as dificuldades não devem impedir o anúncio da Palavra de Deus; ao contrário, exigem ainda mais a proclamação firme e o testemunho fiel do Evangelho. “Pois ninguém pode aprisionar a Palavra de Deus. Pelo contrário são incentivo, porque a certeza do amor de Deus nos anima na missão bonita e exigente de Evangelizar e levar esperança aqueles que mais sofrem com a crise política e econômica”.

Jamais perder a esperança

O presidente da CNBB também citou as palavras do Papa Francisco quando esteve em Aparecida: “Jamais perder a esperança e deixar-se surpreender por Deus". E refletiu que neste Ano Mariano todos são chamados a refazer a experiência dos três pescadores que encontraram Aparecida nas águas e deixaram-se surpreender por Deus.

Dom Sergio da Rocha também condenou a corrupção e alertou que não se pode tolerar e reproduzir atos pequenos de infidelidade e corrupção no dia a dia.  “Nós rejeitamos a perda de direitos dos pobres e pequenos nas iniciativas políticas, não podemos aceitar a falta de respeito à vida e a dignidade das pessoas, repudiamos as violações da vida, como o aborto, mas não podemos ficar indiferentes as violações sofridas ao longo da vida pelos pobres e fragilizados. Seja acompanhado da busca da paz, jamais cedendo a agressividade em Palavras ou atos. Vivemos numa época marcada pela violência”, orientou.

Cardeal Sérgio finalizou sua homilia aconselhando a todos a crer na vitória do amor sobre o ódio, da misericórdia sobre a vingança, da paz sobre a violência, do perdão sobre o ressentimento, da vida sobre a morte. “Nós cremos no poder do amor misericordioso. Lembrando os 10 anos da Conferência de Aparecida, vamos redobrar o empenho para ser uma Igreja misericordiosa”.

Coletivas de Imprensa

A CNBB realizará entrevistas coletivas à imprensa, todos os dias (menos sábado e domingo), às 15h, na Sala de Coletivas de Imprensa do Centro de Eventos

Nesta quarta-feira participarão da entrevista o arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha; bispo auxiliar de São Luís do Maranhão (MA), dom Esmeraldo Barreto de Farias e o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP). Os bispos abordarão os temas: iniciação à vida cristã, programação e objetivos da 55ª Assembleia Geral da CNBB.

(Com informações da CNBB nacional)