Cardeal Scherer: ‘Em Maria se vê a imagem do sonho de Deus para nós’

A A
Segundo o Cardeal, Maria é sinal de alegria e esperança, “é a aurora e esplendor da humanidade redimida”, intercedendo por aqueles que estão no caminho do Senhor
Publicado em: 24/08/2017 - 10:45
Créditos: Redação

Na Solenidade da Assunção da Virgem Maria, no domingo, 20, a Padroeira da Catedral da Sé, Nossa Senhora da Assunção, foi festejada em três missas na Igreja Mãe da Arquidiocese de São

Paulo, uma delas, a das 11h, foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano.

“Em Maria nós contemplamos aquilo que é o nosso futuro, aquilo que Deus pensou para todos nós. Os anjos se alegram, o céu se alegra, Deus se alegra, porque, em Maria, Deus encontrou realizada aquela imagem do ser humano que Deus sonhou. Maria correspondeu plenamente ao desígnio de Deus, àquilo que Deus projetou para o ser humano, e, por isso, ela está associada plenamente à glória de Deus”, disse o Arcebispo na homilia.

Dom Odilo ressaltou que Maria esteve livre do pecado, por isso é proclamada imaculada. “Deus a preparou para que ela fosse a mãe do Salvador e por isso, em nenhum momento, o pecado a dominou.

Em nenhum momento de sua existência, a imagem daquilo que Deus sonhou para o ser humano foi manchada. Maria é a imaculada, sem mancha do pecado”, afirmou, destacando, ainda, que imediatamente após ter morrido, Maria foi “levada para participar da glória do céu, na plenitude em corpo e alma. Enquanto isso para nós é promessa, é esperança, pois temos fé que também seremos ressuscitados, para Maria isso já aconteceu. Por isso, em Maria se vê a imagem do sonho de Deus para nós”, disse, detalhando que Deus criou o ser humano não para a frustração, mas para a plenitude da vida.

Ainda segundo o Cardeal, Maria é sinal de alegria e esperança, “é a aurora e esplendor da humanidade redimida”, intercedendo por aqueles que estão no caminho do Senhor. “Não nos percamos no caminho, não desanimemos, mantenhamos os olhos fixos nela e em Jesus

Nosso Senhor, ressuscitado e glorificado”, exortou, pedindo, ainda, a intercessão de Nossa Senhora por todas as famílias, pela Arquidiocese e pelo bom êxito do sínodo arquidiocesano.

Por fim, o Padre Luiz Eduardo Pinheiro Baronto, Cura da Catedral da Sé, agradeceu ao Cardeal Scherer e a todos que colaboram com a Igreja Mãe da Arquidiocese e convidou os fiéis para o concerto realizado após a missa, em homenagem a Nossa Senhora, pelo coral  Madrigal EnCanto, com o regente Walter Chamun e o pianista Messias Ullmann.

A festa da padroeira da Catedral da Sé teve início no dia 15, com a reza diária do Ofício e com a celebração de missas. No fim da tarde do sábado, 19, também houve procissão com a imagem de Nossa Senhora da Dormição, partindo da Igreja da Boa Morte até a Catedral.