Cardeal Dom Claúdio Hummes lança livro sobre o pontificado do Papa Francisco

A A
Neste livro Dom Cláudio Hummes expôe de forma breve, aquelas que são as principais grandes metas do Pontificado do Papa Francisco
Publicado em: 07/03/2017 - 17:15
Créditos: Redação com CNBB e Paulus Editora

Na tarde do sábado,4, o Cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo lançou seu livro “Grandes metas do Papa Francisco”, na Catedral Metropolitana de São Paulo, após a missa das 12h. O lançamento contou com uma sessão de autógrafos do autor, com a presença de aproximadamente 200 pessoas.

A obra, publicada pela Paulus Editora, nasceu da admiração do cardeal Dom Cláudio Hummes pelo Papa Francisco e do desejo de homenagear o Santo Padre pelo seu aniversário de oitenta anos de vida. Por outro lado, o livro foi lançado para celebrar seu extraordinário pontificado, que vem mostrando ao mundo inúmeras atitudes de um autêntico espírito evangélico e iniciativas que estão mudando os rumos da Igreja

Com olhar minucioso, o arcebispo emérito de São Paulo (que esteve presente no Conclave que elegeu, em março de 2013, o cardeal Jorge Mário Bergoglio como novo Papa e continua muito próximo de Francisco) apresenta ao leitor as prioridades do Papa para guiar a Igreja de Cristo.

Entre as muitas considerações do Sumo Pontífice, em suas catequeses e homilias, a obra destaca 21 temas, considerados por ele assuntos pertinentes à propagação do Evangelho de Cristo e para uma Igreja Missionária.

Ao final da missa o arcebispo emérito falou sobre o lançamento da obra que surgiu da admiração de Dom Cláudio pelo Papa Francisco, e como uma forma de homenageá-lo por seus oitenta anos de idade.

“Escrevi esse livro para apresentar ao povo de Deus os grandes objetivos e grandes metas do Papa”. Para o arcebispo emérito é importante que os católicos tenham conhecimento e acompanhem de perto o Pontificado de Francisco.

E continuou “O Papa Francisco realmente está dando a sua vida para renovar a Igreja, para conduzir a história e o futuro da Igreja. Vale a pena acompanhar o Pontificado do Papa Francisco, ele é um presente para todos.

É bom conhecer aquilo que o Papa diz – por ele mesmo ou pelas pessoas mais próximas a ele, que transmitem com fidelidade seu pensamento –, para que não nos deixemos envolver por outras interpretações, da palavra de Francisco ou mesmo do nosso arcebispo, que não nos levam à comunhão e à unidade do rebanho”, afirmou Pe. Luiz Eduardo Baronto, Cura da Catedral da Sé, durante o evento de lançamento do livro.

 

“Novo Papa, novo tempo”

No livro, são apresentadas as seguintes reflexões: “Novo papa, novo tempo”; “Chorar os mortos que ninguém chora, em que o autor descreve um olhar de Francisco para os migrantes e refugiados; “Os pobres – Igreja pobre e para os pobres”, em que o Papa afirma que Deus manifesta a sua misericórdia antes de tudo aos pobres; “Os três ‘T’: Terra, Teto e Trabalho, em que são observados como direitos sagrados; “Levar a Igreja às periferias”, quando Francisco fala de uma Igreja “em saída”; “Caminhar junto e aquecer os corações”; “Na favela de Varginha (RJ)”; “ Idosos e Jovens; Igreja em reforma permanente – Igreja Missionária”.

Há ainda os seguintes temas: “O encontro com Jesus Cristo”; Salvar o nosso planeta; “A Encíclica Laudato Si’ I, II e III”; “A Amazônia; “A paz”; “a família”; “A Palavra de Deus”; “A Igreja cresce por atração – Igreja misericordiosa”; “A Igreja missionária em oração e, por fim, “Maria, Mãe da Igreja”.

O autor:

O Cardeal Dom Cláudio Hummes, OFM, nasceu em Montenegro (RS), em 1934. Foi ordenado sacerdote em Divinópolis (MG), em 1958, pertencendo à Ordem Franciscana dos Frades Menores. Foi bispo da diocese de Santo André (SP) de 1975 a 1996, ano em que foi nomeado arcebispo de Fortaleza (CE). Foi criado cardeal em 2001, pelo Papa João Paulo II. Em 2006, foi nomeado prefeito da Congregação Para o Clero, no Vaticano. Em 2010, o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia por limite de idade. Desde 2011, exerce a função de vigário-geral da Arquidiocese de São Paulo, e acompanha as coordenações pastorais do mundo do trabalho, movimentos eclesiais e novas comunidades em âmbito arquidiocesano.

Com informações da Editora Paulus