Bispo de Roraima fala sobre violência e segurança pública nas cidades

A A
Segundo bispo de Roraima, Dom Mario Antônio, o desafio é construir uma cidade para todos
Publicado em: 27/04/2017 - 15:15
Créditos: A12 Notícias


A Violência, a segurança pública e as questões urbanas foram assuntos destacados pelo bispo de Roraima e presidente do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Mário Antônio da Silva na manhã desta quinta-feira, 27, em Aparecida (SP). Os bispos do Brasil estão reunidos em Assembleia Geral da CNBB até o dia 5 de maio, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, no complexo Santuário Nacional.

“Os grandes centros no Brasil, inclusive na Amazônia, atraem a maioria da população dos estados. O desafio é construir uma cidade para todos. A cidade oferece proximidade, saúde, educação, transporte, mas as políticas públicas não contemplam as necessidades de todos os cidadãos”, afirmou Dom Mario Antônio.

De acordo com o bispo, as questões urbanas são amplas, pois a cidade é dinâmica. “A dinâmica das cidades desafia na vida urbana, a comunidade política, como desafia também a comunidade religiosa e nos desafia como Igreja a ter uma pastoral dinâmica também”.

Dom Mario citou a Conferência de Aparecida, que em maio completa 10 anos, como referência para ser uma pastoral diamina, sendo uma Igreja missionária, uma Igreja em saída. “É importante que a Igreja esteja atenda para atender os diferentes grupos que encontramos na cidade com uma pastoral dinâmica.”.

O bispo acrescentou ainda que as grandes cidades concentram muitos casos de violência que retiram das pessoas sua dignidade, principalmente quando faltam políticas públicas, saúde, educação, transporte coletivo digno e até mesmo iluminação nas nossas cidades. “Falta boa vontade daqueles que são os responsáveis por tudo”.

Paz nas cidades

“Mesmo com a violência, apesar de ser assustadora, nós devemos ser pessoas da esperança. Deus não nos colocou no mundo para viver em choque, em conflito, mas para superar os conflitos. Através de projetos e planos conseguimos distanciar aquilo que é violência ou aquilo que destitui a pessoa da sua dignidade”.