Convocação da assembleia sinodal arquidiocesana

A A
18/12/2019 - 10:45

Já foram concluídas as atividades programadas para o segundo ano do nosso sínodo arquidiocesano. Muitas reuniões e assembleias aconteceram, ao longo do ano, nas regiões episcopais e nos vicariatos ambientais, ampliando e aprofundando o discernimento sobre a situação religiosa e pastoral da Arquidiocese de São Paulo. Chegando ao final desta etapa no caminho sinodal, temos muito para agradecer a Deus. Quero expressar meu agradecimento a todos os que não pouparam esforços e ofereceram sua generosa colaboração, até aqui, para o andamento do nosso sínodo arquidiocesano. Deus faça frutificar esse esforço em benefício da Igreja!
Olhamos agora para frente, para a terceira etapa do sínodo: a assembleia arquidiocesana do sínodo, em 2020. Já temos o caminho traçado e explicitado no Regulamento, publicado em outubro passado, para o terceiro ano do sínodo. Além da abertura, a assembleia terá sete sessões, com a participação de cerca de 350 membros convocados, representantes de todas as expressões e organizações de vida eclesial e pastoral de nossa Arquidiocese: clero, leigos, religiosos e organismos pastorais arquidiocesanos. A relação dos membros da assembleia sinodal em 2020 está sendo divulgada pelo jornal O SÃO PAULO e pelo portal da internet da Arquidiocese (www.arquisp.org.br). As pessoas já estão sendo convocadas pessoalmente.
Um grupo de peritos está preparando relatórios de síntese sobre os trabalhos sinodais já realizados nos dois primeiros anos do caminho sinodal, para serem apresentados na primeira sessão da assembleia, em 2020. O fruto das reflexões e contribuições dos grupos sinodais e assembleias nas paróquias e nos vicariatos episcopais é uma base importante para que a assembleia arquidiocesana faça um novo e aprofundado discernimento sobre as realidades arquidiocesanas da vida pastoral e eclesial. Os resultados da pesquisa de campo sobre a realidade religiosa e pastoral da Arquidiocese e o levantamento paroquial sobre a vida pastoral nessas realidades, feitos ao longo de 2018, serão examinados com especial atenção e levados em conta na elaboração das propostas pastorais conclusivas do primeiro sínodo arquidiocesano.
A abertura da assembleia será feita com uma solene celebração na Catedral Metropolitana no dia 29 de fevereiro de 2020, às 15h, para a invocação do Espírito Santo e a intercessão dos santos padroeiros do sínodo. A celebração contará com a participação dos membros da assembleia arquidiocesana do sínodo e com uma representação de cada paróquia da Arquidiocese. Depois, as sete sessões da assembleia sinodal serão realizadas, ao longo do ano, no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Moema.
Também as paróquias e os 56 setores pastorais da Arquidiocese serão novamente convocados a darem sua participação na elaboração de propostas conclusivas, a serem encaminhadas à assembleia sinodal. Conforme já está disposto no Regulamento para 2020, de meados de maio a meados de junho, as paróquias deverão reunir os conselhos pastorais paroquiais para a elaboração de propostas; e os setores farão o mesmo entre meados de junho e meados de julho. A esse respeito, será enviada, oportunamente, uma Carta Pastoral do Arcebispo às paróquias e setores pastorais.
E todo o povo da Arquidiocese está sendo convocado a intensificar a oração pelo andamento e o bom êxito do nosso primeiro sínodo arquidiocesano. O propósito do sínodo está expressado no tema e no seu lema: queremos fazer um “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” em toda a Arquidiocese, para sermos testemunhas de que “Deus habita esta cidade”. Os tempos e as circunstâncias requerem de nós que façamos isso. Os apelos da Palavra de Deus e da Igreja vão nessa linha, sobretudo se considerarmos as mudanças culturais e religiosas do nosso tempo, confirmadas pelos dados da pesquisa e do levantamento que o sínodo promoveu. Confiamos na generosa boa vontade de todos e na ação do Espírito Santo, animador e guia da vida eclesial. Ele, que “renova a face da terra”, nos ajudará a fazer este caminho.

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo Metropolitano de São Paulo
Publicado em O SÃO PAULO, na edição de 18/12/2019

Acesse: Convocação dos membros da Assembleia Sinodal Arquidiocesana - 2020