Sínodo da Arquidiocese: caminho de conversão

A A
18/02/2018 - 14:30

Neste primeiro Domingo da Quaresma, ouvimos o apelo inicial da pregação de Jesus: “convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1 15). Este convite insistente precisa acompanhar-nos durante todo o tempo da Quaresma e também durante toda a nossa vida. Precisamos voltar-nos com renovada atenção a Jesus Cristo e ao Reino de Deus.

No Salmo deste domingo, nós pedimos a Deus: “faze-me conhecer teus caminhos... conduze-me na tua fidelidade” (Sl 24/25,4-5). A atenção fiel à Palavra do Evangelho nos revela os caminhos de Deus e nos ajuda a acertarmos nossos passos.

No próximo sábado, dia 24 de fevereiro, nossa Arquidiocese fará a abertura dos trabalhos do 1º sínodo arquidiocesano. Padres, religiosos, diáconos e fiéis leigos, junto com o Arcebispo e os Bispos Auxiliares, estarão farão uma grande celebração de início da primeira fase do sínodo, que se desenvolverá ao longo de todo este ano de 2018 nas paróquias, comunidades e organizações eclesiais na base da Arquidiocese.

O sínodo será uma grande ação conjunta de todos, um desejo sincero de ouvir a voz de Deus e de discernir sobre sua vontade a respeito da vida e da missão da Igreja em nossa Arquidiocese. Ao mesmo tempo, o sínodo é uma busca para nos convertermos sempre mais ao Evangelho. Nossa prece, portanto, deve ser a do Salmo de hoje: “ensina-nos os teus caminhos; faze-nos conhecer a tua vontade!”

O Sínodo está sendo proposto como um “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” para nossa Igreja em São Paulo. O objetivo é a realização fiel e plena da vida e da missão da nossa Igreja nesta Metrópole para que, em Cristo Salvador, todos tenham vida em abundância. Para tanto, precisamos converter-nos mais e mais ao Evangelho, renovar-nos e também renovar a vida e a ação da nossa Igreja.

Recomendo que todas as nossas paróquias, comunidades e organizações eclesiais de nossa Arquidiocese acolham bem a proposta do sínodo arquidiocesano e participem dos diversos momentos e iniciativas propostos. Importante, sobretudo, é a constante oração ao Espírito Santo pelo bom êxito do sínodo. Que Deus nos ilumine! Maria, Mãe da Igreja, e São Paulo Apóstolo, nosso Padroeiro, intercedam por nós!

Folheto Litúrgico POVO DE DEUS EM SÃO PAULO, 18 02 2018

Cardeal Odilo P. Scherer

Arcebispo de São Paulo