Páscoa, vida nova!

A A
21/04/2019 - 21:00

Celebramos com alegria o Domingo de Páscoa da Ressurreição. Com a Igreja inteira, proclamamos que Jesus Cristo ressuscitou e está vivo entre nós! A vida triunfou sobre a morte, o perdão sobre o ódio, a graça sobre o pecado, a misericórdia sobre a dureza de coração, a esperança sobre o desespero.


Durante a Quaresma, fizemos um caminho de penitência e de escuta da Palavra de Deus, em vista da conversão a uma vida cristã renovada e mais genuína. Superados, agora, os dias da penitência quaresmal, chegou o momento de renovarmos nossa adesão de fé a Cristo ressuscitado e também nossa disposição pessoal para vivermos vida nova.

Pelo Batismo, que recordamos na Vigília Pascal, fomos renovados pela graça pascal, que Jesus Cristo nos mereceu por sua paixão, morte e ressurreição. Por isso, junto com a proclamação da alegria pascal, somos exortados a viver “vida nova”, conforme Cristo ressuscitado; a abandonar “o velho fermento”, feito de maldade e perversidade (cf 1Cor 5,6-8), tornando-nos “massa nova” com o fermento de Cristo ressuscitado. S.Paulo recomenda com vigor que aqueles que foram unidos a Cristo tornaram-se uma criatura nova e devem mostrar isso no seu comportamento e no seu modo novo de viver. A Páscoa é chamado a viver a novidade da vida cristã.

Nosso sínodo arquidiocesano – “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” – também tem esse mesmo objetivo. Nossa Igreja e cada um de nós, pessoalmente, precisamos dessa renovação pascal, assim como as organizações e expressões visíveis da vida da Igreja: o chamado à “conversão e renovação missionária” é para todos. Os frutos do sínodo serão alcançados na medida da nossa conversão a Cristo, da renovação da nossa fé nele e na ação do Espírito Santo no interior da Igreja e em nossa vida pessoal.

Quem se encontra com Cristo ressuscitado torna-se missionário, pois esse encontro é tão marcante, que renova as forças, enche de entusiasmo e alegria e não deixa ninguém indiferente. E precisamos muito dessa renovação em nossa Igreja. Que o Senhor ressuscitado nos dê uma fé firme, vibrante e inabalável. Peçamos com fé esta graça pascal para todos nós!

Que o Senhor ressuscitado esteja sempre com todos e os confirme na sua paz. Feliz e santa Páscoa!

Publicado originalmente no folheto litúrgico "Povo de Deus"

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
21 04 2019