Leigos na vida pública

A A
10/04/2019 - 14:30

Compartilho duas experiências interessantes e enriquecedoras, das quais fui convidado a participar. Elas falam das muitas possibilidades do exercício da missão dos cristãos leigos nas responsabilidades da vida pública.

De 5 a 7 de abril, aconteceu em Cambridge-Boston (Estados Unidos), a 5ª “Brazil Conference” (Conferência Brasil), promovida pelos estudantes brasileiros na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Os estudantes brasileiros são numerosos nessas instituições, assim como são muito numerosos os brasileiros que vivem na região de Boston. Há quem diga que são mais de meio milhão!

A Conferência consistiu numa grande série de painéis realizados em ambientes diversos e com temáticas muito variadas, tratando de temas da atualidade brasileira. Os temas referiram-se às principais questões políticas, mas também às questões de economia, ciência, tecnologia, cultura e comunicação. Houve vários convidados em cada painel, com moderadores dentre os próprios estudantes ou convidados do mundo jornalístico brasileiro. Não faltaram figuras de expressão, como o vice-presidente Hamilton Mourão, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os ex-candidatos à presidência Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles e Ciro Gomes.

Também falaram o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, os governadores Flávio Dino, do Maranhão; Camilo Santana, do Ceará; Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte; Wilson Witzel, do Rio de Janeiro; e Romeu Zema, de Minas Gerais. E ainda participaram a senadora Kátia Abreu, o ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy e o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, além de muitas outras personalidades brasileiras de expressão.

O painel para o qual fui convidado referiu-se à “tolerância”, focado nas relações entre religião e política, Igreja e Estado. Do mesmo painel, participaram também a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, e a deputada federal por Santa Catarina, Geovania de Sá, evangélica. A moderadora foi a jornalista Flávia Oliveira, do jornal O Globo.

O tema despertou grande interesse entre os estudantes, sobretudo em vista das atuais questões emergentes no tocante à temática, como a intolerância religiosa, o fundamentalismo religioso militante na política e certas tendências radicais de interpretação da laicidade do Estado. O tempo dedicado ao painel foi quase de duas horas, mas suficiente apenas para abordagens introdutórias ao tema, tão relevante para a convivência democrática e harmônica na sociedade.

Partilho minha impressão positiva sobre a realização desse evento, sobretudo por dois aspectos: a iniciativa dos próprios estudantes e a sua adesão interessada; o debate de ideias e posições muito diversas, feito com liberdade e respeito. Temos muita necessidade desse tipo de iniciativa.

Outro evento bem interessante, promovido pela Pontifícia Comissão para a América Latina e o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), acontece em Assunção, no Paraguai, de 9 a 12 de abril, e reúne líderes políticos católicos dos países do Cone Sul da América: Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai. Encontro semelhante já havia acontecido em Bogotá, Colômbia, em dezembro de 2017. A iniciativa responde a uma chamada do Papa Francisco ao laicato católico para que tome parte ativa na vida e no destino de seus países e povos. O Papa questionava “a notória ausência de lideranças católicas na vida pública dos povos da América Latina”

O encontro de Assunção consiste numa rica troca de experiências de políticos católicos atuantes nos países do Cone Sul. Ao mesmo tempo, há a exposição de princípios fundamentais da Doutrina Social da Igreja sobre a participação dos membros da Igreja na vida social e na edificação do bem comum. Por fim, os políticos têm dito o que esperam dos pastores da Igreja em apoio à sua atuação nos vários âmbitos da vida política. E os bispos também dizem aos políticos católicos o que esperam deles no desempenho de sua missão pública. Também esse encontro indica caminhos para uma interação fecunda entre pastores da Igreja e leigos engajados na vida pública.

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo Metropolitano de São Paulo
Publicado em O SÃO PAULO, na edição de 10/04/2019