Conversão Missionária

A A
25/01/2021 - 17:15

A Solenidade da Conversão de São Paulo, na qual celebramos este grande apóstolo como padroeiro de nossa Arquidiocese, possui um significado muito especial para nós. Antes de tudo, lembramos que nossa Igreja recebeu a fé dos apóstolos, guarda-a e nela persevera, transmite-a fielmente de geração em geração, até chegar a nós. Os apóstolos foram as testemunhas de Jesus, da primeira hora. Estiveram com ele, viram-no e o conheceram; dele ouviram o Evangelho e o encontraram após a sua ressurreição.

A Igreja católica “apostólica” está ligada diretamente a Jesus por meio dessas testemunhas qualificadas. Nossa Igreja não tem outro “fundador”, a não ser o próprio Jesus Cristo. Ele é o “autor de nossa fé e quem a leva à perfeição” (cf Hb 12,2). São Paulo, que não esteve entre os primeiros apóstolos, foi chamado por Jesus num momento muito próximo de sua ressurreição e, depois, esteve em contato com vários dos apóstolos, confrontou a sua pregação com a deles e não houve contradição entre o seu ensinamento e o deles.

A conversão de São Paulo foi um fato extraordinário, que determinou os rumos do início do Cristianismo. Enquanto perseguia os cristãos e queria acabar com eles, ele mesmo foi “perseguido” e encontrado pelo próprio Jesus ressuscitado, de forma surpreendente. Uma vez convertido ao Evangelho, Paulo tornou-se o apóstolo que mais trabalhou para a propagação da fé cristã, que antes queria erradicar.

Foi uma conversão para a missão. Ananias, que lhe deu a primeira “formação cristã” em Damasco, ajudou-o a discernir sobre o seu chamado: “Deus escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. Tu serás a sua testemunha, diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste” (At 22,14-15). Na sua conversão há dois momentos: o encontro com Cristo e a experiência do amor de Deus; a dedicação ao testemunho missionário do Evangelho. 

Nossa Arquidiocese entrou no terceiro ano do seu sínodo, durante o qual teremos a assembleia sinodal arquidiocesana. Já fizemos um grande exercício para “ver-e-ouvir” a voz de Deus e aquilo que o Espírito de Deus diz à nossa Igreja. Fizemos um discernimento a respeito do panorama religioso e pastoral de nossa cidade e de nossa arquidiocese, para conhecer melhor a sua realidade à luz do Evangelho, e, também, para conhecer melhor a vontade de Deus a respeito da nossa missão, como Igreja Católica, nesta metrópole imensa de São Paulo. Agora chegou o momento de nos perguntarmos seriamente, como Paulo: “Senhor, o que devemos fazer?” (cf. At 22,10). 

Deus nos chama a ser testemunhas de Jesus Cristo e do seu Evangelho nesta cidade, dedicada ao apóstolo. Que nosso patrono nos contagie com seu ardor missionário, interceda por nós e nos ajude a realizar bem a missão que nos foi confiada. À intercessão de São Paulo confiamos, de maneira especial, os trabalhos sinodais deste ano em nossa Arquidiocese. 

Cardeal Odilo Pedro Scherer 
Arcebispo de São Paulo

Publicado originalmente no folheto litúrgico Povo de Deus em São Paulo de 25/01/2021