Alegrai-vos, o Senhor nasceu para vós!

A A
24/12/2018 - 11:00

O anjo anunciou aos pastores dos campos de Belém que o nascimento de Jesus seria motivo de alegria para todo o povo (cf Lc 2,10). Esse belo anúncio continua a se cumprir, pois a celebração do Santo Natal é motivo de grande alegria ainda hoje, mesmo para aqueles que não têm a nossa fé.

Para nós, que cremos em Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador, há motivos profundos para nos alegrarmos e para irradiarmos alegria ao nosso redor. Antes de tudo, porque reconhecemos que o filho nascido de Maria é, ao mesmo tempo, o Filho eterno de Deus, que se fez humano como nós. Na pessoa do seu Filho Eterno, Deus veio até nós, tirou-nos de nossa solidão e de nossa pobre condição mortal, unindo-nos a si, elevando-nos a uma dignidade que nunca poderíamos alcançar por nós mesmos!

 

Tornando-se “Emanuel-Deus conosco”, o Filho de Deus se fez irmão de cada pessoa humana, abrindo um horizonte novo para nossa existência mortal: somos chamados a tomar parte na “família de Deus”, acolhidos como “filhos no Filho”, por causa do imenso amor de Deus, revelado por meio do Natal de seu Filho Jesus.

 

Isso significa, ao mesmo tempo, que somos irmãos uns dos outros, não apenas pelos laços naturais da mesma natureza humana e enquanto somos membros da mesma humanidade; mas pela sua benignidade, pela sua graça sobrenatural, Deus nos faz membros da sua família e, por isso, verdadeiramente irmãos, por um motivo ainda mais profundo. O Natal é, por isso mesmo, a “festa da fraternidade universal” de toda a humanidade.

 

É por isso que nos alegramos e compartilhamos nossa alegria com quem está próximo de nós. Em primeiro lugar, essa alegria deve reinar na família e com as pessoas próximas a nós. Os pequenos gestos de bondade e de recíproco apreço, como os votos de Natal e os presentes que se distribuem, podem ser expressões dessa alegria mais profunda.

 

Não demos presentes apenas por conveniência ou pressãosocial, mas porque trazemos uma alegria incontida dentro de nós e a queremos partilhar com os outros. Que essa mesma alegria também se manifeste para com os pobres, as pessoas que sofrem, os doentes e as pessoas que têm fé diferente da nossa, e mesmo com quem nem têm fé em Deus.

 

Como arcebispo de São Paulo, desejo, pois, compartilhar a alegria do Natal com todo o povo de São Paulo! Que todos possam sentir a alegria profunda desta festa! E que a bênção do Natal de Jesus desça sobre todas as pessoas e sobre todos os lares e os lugares onde as pessoas vivem. Feliz e abençoado Natal de Jesus para todos!

 

Para o Folheto Povo de Deus em São Paulo, 24 e 25 12 2018

Cardeal Odilo P. Scherer

Arcebispo de São Paulo