300 anos Aparecida - Exposições em SP marcam início da festa

A A
Duas exposições do Museu de Arte Sacra marcam a abertura das comemorações em SP pelos 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro.
Publicado em: 21/09/2017 - 07:15
Créditos: Redação

Duas exposições na capital paulista marcam o início das festividades pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, na cidade de Aparecida (SP). “Aparecida do Brasil” e “300 anos de Devoção Popular” estão sendo montadas pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), em parceria com a Arquidiocese de São Paulo (SP) e o Santuário Nacional, e serão inauguradas nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, às 11h (Museu de Arte Sacra de São Paulo - avenida Tiradentes, 676 - Luz - próximo a estação Tiradentes do Metrô).

No dia 12 de outubro, data da festa da Padroeira do Brasil, haverá em São Paulo uma celebração campal no largo Santa Ifigênia, às 9h, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano. Após a missa, será realizada uma procissão até o vale do Anhangabaú. No Santuário Nacional, em Aparecida (SP), a celebração principal acontece às 9h30, presidida pelo enviado especial do Papa Francisco, o cardeal italiano Giovanni Batista Re.

A programação dos eventos que celebram os 300 anos de Aparecida pode ser conferida no site do Santuário Nacional – http://www.a12.com/santuário/300-anos#programação

Aparecida e São Paulo – elo histórico

A cidade de São Paulo tem uma ligação histórica estreita com o Santuário Nacional. Em 1717, quando foi encontrada a imagem da Padroeira do Brasil, todo o Estado de São Paulo pertencia à então Diocese do Rio de Janeiro (RJ). Com a criação da Diocese de São Paulo (SP), em 1745, que depois foi elevada a arquidiocese, em 1908, Aparecida passou a fazer parte de seu território. Somente em 1958, foi criada, pelo Papa Pio XII, a Arquidiocese de Aparecida. Também foi da Arquidiocese de São Paulo que veio o primeiro arcebispo de Aparecida, o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, até então arcebispo de São Paulo.

Foi o primeiro arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, que, em 1908, obteve do Papa Pio X a concessão do título de Basílica Menor para a primeira igreja construída em 1745, popularmente conhecida como “Basílica Velha”. Nessa ocasião, Dom Duarte também celebrou a dedicação do templo.

Até a chegada dos primeiros missionários redentoristas, em 1894, o atendimento pastoral e espiritual da Basílica de Aparecida ficou aos cuidados do clero da Diocese de São Paulo. O lançamento da pedra fundamental do Santuário Nacional, a “Basílica Nova”, aconteceu em 10 de setembro de 1946 e a construção do templo iniciou-se em 11 de novembro de 1955.