150 anos do nascimento de Dom Duarte Leopoldo e Silva

A A
Dom Duarte Leopoldo e Silva, 1º arcebispo de São Paulo
Publicado em: 09/03/2017 - 16:00
Créditos: Fernando Geronazzo/ Jornal O SÃO PAULO

O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo irá realizar no dia 15 uma cerimônia em homenagem aos 150 anos do nascimento de Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo e que foi membro do Instituto. O evento contará com a presença do arcebispo metropolitano, o Cardeal Odilo Pedro Scherer.
Nascido em 4 de abril de 1867, na cidade de Taubaté (SP), Dom Duarte ingressou no seminário da então Diocese de São Paulo em 1887, sendo ordenado sacerdote em 30 de outubro de 1892. Depois de atuar por um período como vigário-coadjutor de uma paróquia em Jaú (SP), foi nomeado primeiro pároco da recém-criada Paróquia Santa Cecília, no centro de São Paulo.  

Episcopado

Em 10 de maio de 1904, o Papa Leão XIII o nomeou bispo de Curitiba (PR), recebendo a ordenação episcopal em 22 de maio do mesmo ano, em Roma. Sua posse aconteceu em outubro de 1904.
Em 18 de dezembro de 1906, Dom Duarte foi nomeado bispo diocesano de São Paulo pelo Papa São Pio X. Sua posse ocorreu em 14 de abril de 1907, na antiga Sé, no centro da cidade. A Diocese, na época, contava com 234 paróquias e cerca de 300 mil fiéis.
De início, Dom Duarte deu continuidade aos projetos de seu antecessor, Dom José de Camargo Barros. Em seguida, estabeleceu normas de organização para a cidade preparando a diocese para seu grande desmembramento.  

Arcebispado


No dia 7 de junho de 1908, o Papa Pio X assinou a bula que criava a Província Eclesiástica de São Paulo. Com isso, São Paulo passou a ser uma arquidiocese. Diante dos esforços empenhados por Dom Duarte para a criação das novas sedes episcopais, o Papa Pio X entendeu por bem nomeá-lo o primeiro arcebispo metropolitano de São Paulo.
Dom Duarte tomou posse como arcebispo no dia 11 de outubro de 1908. A cerimônia de recepção do pálio aconteceu somente no dia 29 de junho de 1909, na matriz de Petrópolis (SP), oficiada pelo núncio apostólico, na presença do Cardeal Arcoverde, então arcebispo do Rio de Janeiro.
 

Foi Dom Duarte que fez a sagração da primeira basílica do Brasil, o Santuário de Aparecida, que na época pertencia ao território da Arquidiocese de São Paulo. O título de basílica havia sido concedido pelo Papa Pio X em 23 de abril de 1908, a pedido do Arcebispo.
Em 3 de junho de 1915, Dom Duarte convocou o 1º Congresso Eucarístico de São Paulo. Foram realizadas semanas preparatórias nas paróquias, capelas e nos colégios. Esse congresso preparou o Congresso Eucarístico Nacional, realizado em São Paulo no ano de 1922.Em 19 de março de 1934, Dom Duarte inaugurou o Seminário Central do Ipiranga, cujo edifício foi planejado e construído com o empenho do Arcebispo. Preocupado com a obra das vocações sacerdotais, ao longo de seu episcopado, fortaleceu e desenvolveu um grande trabalho em prol das vocações.
Também o Museu de Arte Sacra de São Paulo, antigo Museu da Cúria, teve seu início no arcebispado de Dom Duarte.  Dom Duarte morreu em 13 de novembro de 1938, aos 71 anos, sendo 31 anos à frente de São Paulo, como bispo e arcebispo.


(Colaborou Júlia Cabral)

Reportagem publicada no Jornal O SÃO PAULO - Edição 3141 - De 8 a 14 de março de 2017